23 de março de 2011

HISTÓRIA DO HINO DO FUNERAL DO PROFETA HINCKLEY

Recebi na época,  logo após a morte dele e estou compartilhando.
Beijos

Dade


A tradução do título da música é "O que é essa coisa chamada morte?"



"Durante o funeral do Presidente Hinckley, o Coro do Tabernáculo cantou
um hino cuja letra, de autoria do próprio Presidente Hinckley, eu musiquei em
dezembro. Eu gostaria
de compartilhar a história com vocês."
Janice Kapp Perry




Minha sobrinha Kathy Blacker, cerca de dois meses antes de falecer – em 11 de janeiro de 2008

–, encontrou, entre seus arquivos, um poema de três estrofes escrito pelo Presidente Hinckley. Apesar de estar conformada com sua morte, ela tinha alguns medos a respeito do processo de morrer e as palavras dele a confortaram grandemente – especialmente a segunda estrofe na qual ele descrevia exatamente
o que ela estava sentindo. Ela escreveu para o escritório do Presidente Hinckley pedindo permissão para que o poema fosse publicado em seu “santinho”.
Ela recebeu uma carta muito simpática do secretário do Presidente, Don H. Staheli, dizendo que seu pedido fora aceito. A carta também transmitia algumas palavras de conforto do Pres. Hinckley, que foram de grande ajuda à Kathy em suas semanas finais, e dizia que ele se lembraria dela em suas orações.
Então Kathy sugeriu que eu escrevesse e pedisse permissão para dar ao poema uma melodia dentro do gênero hino. Eu assim o fiz. O irmão Staheli me transmitiu a permissão do Presidente Hinckley.


Depois de fazer algumas sinceras orações, pedindo capacidade para escrever a música apropriada para uma letra tão bela e tocante, escrevi a melodia do hino e enviei uma cópia, no final de dezembro, ao escritório do Presidente Hinckley

para aprovação. Recebi resposta imediata.
Kathy faleceu dia 11 de janeiro e, após seu funeral, enviei uma cópia do “santinho” para o escritório do Presidente Hinckley a fim de que ele pudesse ver quão aprazível ficou ver seu poema publicado ao lado da pintura de Cristo que meu irmão, Gary Kapp, fizera.
Quando soube que o Presidente Hinckley faleceu na noite do último domingo, fiquei um pouco triste de pensar que eu não recebera uma carta com sua permissão oficial.
Porém, no dia seguinte ao seu falecimento, a tão esperada carta de aprovação chegou. Ele me permitira publicar o hino em um volume futuro da minha série “Novos Hinos Inspiradores para Coro e Lar” (Inspirational New Hymns for Choir and Home) e deixara para mim a decisão de remetê-lo ou não à Divisão de Música da Igreja.
Era uma ocasião tão rara! E eu fiquei extremamente grata por receber a carta como uma terna misericórdia na minha vida.


Então, na tarde da segunda-feira, Craig Jessop, o Diretor do Coro do Tabernáculo, ouviu falar do hino e pediu que me ligassem do seu escritório para obter uma cópia do hino, tendo em vista o funeral do Presidente Hinckley. Na terça-feira, enquanto viajando na Califórnia, fiquei sabendo que o hino seria apresentado no sábado pelo Coro do Tabernáculo, no funeral do Presidente Hinckley.

Tendo presenciado o grande conforto que este hino trouxe à minha sobrinha que morreu apenas duas semanas antes do Presidente Hinckley falecer, o meu grande desejo é que as pessoas por todo o mundo tenham uma cópia gratuita destas magníficas palavras do Presidente Hinckley, para confortá-las em momentos de perda de entes queridos.
Esta é apenas mais uma maneira pela qual a influência do Presidente Hinckley
pode ser sentida através do tempo.

Janice Kapp Perry

2 comentários:

  1. como encontro o linke para a letra da música???????
    meu email: marcosbosa@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos, já mandei para o seu e-mail. Abs

    ResponderExcluir